Solicite um Orçamento Envio Imediato!!!

Dúvidas e Agendamento Telefone ou WhatsApp (11) 99887-9151

Emagrecer sem perder peso?! Será que isto é mesmo possível??? A resposta é SIM!!!

Entre neste link e entenda como é possível reduzir medidas, afinar o rosto e aumentar o metabolismo basal mesmo que não haja perda de peso!


Emagrecer sem perder peso?! Será que isto é mesmo possível??? A resposta é SIM!!!

EMAGRECER SEM PERDER PESO?! SERÁ QUE ISTO É MESMO POSSÍVEL??? 

Emagrecer significa reduzir o percentual de gordura, já perder peso (na verdade a expressão correta seria massa) significa reduzir a quantidade de Kg expressa na balançaVou exemplificar de uma maneira simples. Ao perder 05 Kg de gordura e ganhar 05 Kg de massa muscular a pessoa estará mantendo o peso, porém, emagrecendo. A sua real composição corporal pode ser avaliada pelo exame de bioimpedanciometria, que analisa o percentual de gordura, massa muscular e óssea do seu corpo.

Qual a importância de saber disto? Primeiro que para conseguir aumentar a massa muscular absoluta é necessário algum tipo de atividade física. Então, se você está fazendo academia não se prenda somente a balança. É importante sim estar de olho nela, mas, nem sempre você vai obter o resultado que talvez esteja esperando. Daí a importância de acompanhar um especialista da área da saúde. Outros dois fatos importantes a saber são: músculo consome mais energia que a gordura e músculo é mais denso que a gordura. 

Pode até soar estranho para alguns, mas nossa gordura consome energia mesmo quando estamos em repouso. Por isto que quando perdemos peso sem ganhar massa muscular nosso organismo passa a gastar menos energia também, ou seja, nosso metabolismo basal cai e fica cada vez mais difícil perder peso ingerindo a mesma quantidade de calorias. Claro que não é somente isto que leva a dificuldade de tentar perder aqueles quilinhos finais, mas é um dos motivos. E um problema é que, ao reduzir o peso sem exercícios adequados, ou mesmo com atividade física aeróbia, junto da gordura você pode também estar perdendo massa muscular. Para efeito de conhecimento, quando estamos em repouso, 01 Kg de gordura consome cerca de 4,5 Kcal/dia e 01 Kg de músculo quase 14 Kcal/dia. 

Como mencionado anteriormente, o músculo é mais denso que a gordura. Enquanto o músculo tem densidade de 1,06 g/mm3 a gordura tem densidade de 0,92 g/mm3, cerca de 15% menos denso. Isto significa que o músculo é mais compacto e o mesmo peso ocupa um volume menor, ou seja, é possível reduzir medidas e ter um rosto mais fino emagrecendo, mesmo que não perca peso. 

Sobrepeso e obesidade é uma doença crônica, de muito difícil controle, associada a comorbidades como pressão alta e diabetes e que atinge milhões de pessoa em todo o mundo e que, infelizmente é mal compreendida e cercada de preconceitos inclusive por profissionais da própria área da saúde. Agora que você entende a diferença entre emagrecer e perder peso e principalmente se pratica exercícios ou está apenas no sobrepeso não coloque todas as suas expectativas somente na balança.  

Dr. Rodrigo Porphirio Sant'Ana 
CRM-SP 114910, RQE em Cirurgia Geral nº34671 e RQE em Endoscopia nº 34672