TRATAMENTO ENDOSCÓPICO DO REFLUXO
O Tratamento Endoscópico para o Refluxo (STRETTA®) é destinado aqueles pacientes que sofrem de Doença do Refluxo Gastroesofágico crônico (DRGE) e que não conseguem controle adequado com medicamentos ou o tratamento medicamentoso tenha perspectiva de uso por longo prazo e não é muito tolerado pelo paciente. O Stretta® é então uma alternativa além da medicação e da cirurgia antirrefluxo.
Suas principais indicações são para aqueles pacientes que tem sintomas crônicos e recorrentes de refluxo; aqueles que não conseguem se “livrar” das medicações ou não querem mais tomá-los de forma crônica e para os pacientes que não querem ser submetidos a cirurgia do refluxo. Uma indicação interessante é para aqueles pacientes que foram submetidos a gastroplastia vertical (Sleeve) e que pioraram ou adquiriram a Doença do Refluxo. Para a realização do tratamento precisa apenas de 08 a 12 horas de jejum e obrigatoriamente a presença de um acompanhante maior de idade.
Consiste em uma sonda que contém 4 agulhas radiais que conduzem energia de radiofrequência e um balão de resfriamento. Essa energia de radiofrequência é transmita e aplicada no Esfíncter Inferior do Esôfago (EIE) de forma automatizada, através de um gerador externo, para que cause uma hipertrofia nesta musculatura, reduzindo seu relaxamento e diminuindo o refluxo do suco ácido gástrico para o esôfago. O procedimento deve ser realizado
preferencialmente sob anestesia geral para correta localização dos pontos a serem feitas as aplicações.
Esse procedimento pode ser realizado no Hospital Dia SAHA, em caráter único, não cirúrgico, durando cerca de 60 a 90 minutos e com os pacientes retornando às suas atividades normais assim que saírem da sala de repouso. Após o procedimento o paciente será orientado a manter dieta líquida por dois dias e cremosa e pastosa por outros cinco dias, além de ter de continuar com sua medicação do refluxo por ao menos mais 14 dias.
Entre em Contato Agora Mesmo